Hippocampe Mime Corporel Théâtre

Oficina de Mimica Corporal com Luis Torreão– Companhia Hippocampe (França)Luis Andrea

Do dia 27 ao dia 30 de agosto na Casa do Amok – Rio de Janeiro

“Como duas esferas se parecem uma à outra assim o Movimento se parece com a Música. Amo pensar que todas as coisas nascem do Movimento, inclusive a Música. » G. Craig

Criada por Etienne Decroux, a técnica da Mímica Corporal visa dar clareza e articulação aos movimentos do ator e bailarino, desenvolvendo sua presença cênica. Um dos objetivos principais deste trabalho é colocar a dramaturgia no interior do corpo em movimento. Se transformando ao mesmo tempo em instrumento e instrumentista, o ator esculpe seu corpo e elabora sua própria poética.

Da técnica da Mímica corporal trabalharemos as escalas, que desenvolvem a capacidade de isolar o movimento em uma parte especifica do corpo, os contrapesos, os dinamoritmos, as causalidades e também figuras do repertório. Utilizaremos essas noções para transformar um gesto cotidiano em uma ação cênica, através de um trabalho sobre a precisão, a articulação e a musicalidade do movimento. A forma com que abordamos essa disciplina se faz no respeito de uma tradição mas também com um espírito de pesquisa que abre as vias de uma exploração contemporânea da mímica.

Este workshop se dirige a atores/atrizes e bailarinos/as, iniciantes ou profissionais, que desejem abordar a questão da presença cênica sob o ângulo de um estudo da dinâmica interna do corpo. O programa das aulas visa dar acesso às metáforas físicas, a aumentar a força, a flexibilidade e a imaginação.

Luis Torreão - Brasileiro, morando na França há 20 anos, Luis Torreão é diretor e fundador da Companhia Hippocampe e de sua escola de Mimica Corporal, baseados em Paris. Pratica a técnica da Mímica Corporal desde 1994 e foi assistente de Thomas Leabhart em Paris e na Califórnia de 1996 a 2003. Também ensina em Lyon, Marseille e no Conservatório de Teatro de Orléans (França). No Brasil já ministrou oficinas no Lume (Campinas – SP), no Teatro Apolo Herminio (Recife) e na Aliança Francesa (São Paulo), entre outras. Criações: Les Collectioneurs (em criação), La Chambre de Camille 2010/2011), Labyrinthe 1 (2008), Of men and Women (2006), Traçado (2004).

Video da Companhia Hippocampe : clicar aqui

Horarios : de 9h30 à 13h30

Investimento : 240 reais

Local : Casa do Amok –Rua das Palmeiras, 19 – Botafogo – Rio de Janeiro

Informações : 8153 8725 / 3970 1982 e Cette adresse e-mail est protégée contre les robots spammeurs. Vous devez activer le JavaScript pour la visualiser.